HOME / Deputados estaduais tomam posse e tem inicio a 17ª Legislatura

Deputados estaduais tomam posse e tem inicio a 17ª Legislatura


5 junho 2012 - 14:27

Em solenidade concorrida, com a presença do governador Marconi Perillo e representantes dos demais poderes, os 41 deputados estaduais, eleitos no pleito de 2010, foram empossados para a 17ª Legislatura. O deputado Luis Cesar Bueno (PT) discursou pela oposição. Helio de Sousa (DEM) falou em nome da situação.

Os 41 deputados estaduais eleitos em outubro do ano passado tomaram posse hoje como titulares da 17ª legislatura, em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa, de acordo com o que prega o Regimento Interno e a Constituição Estadual.

O primeiro momento da solenidade foi a chamada dos deputados estaduais da 17º Legislatura, pelo nome parlamentar e legenda partidária. Na sequência, foi feito o juramento de posse, em que os parlamentares prometeram desempenhar fielmente o mandato, promovendo o bem geral do Estado de Goiás, dentro das normas constitucionais.

Em seguida, dois deputados discursaram, representando as bancadas de situação e de oposição. Primeiro, o deputado Luís Cesar Bueno (PT) falou em nome dos partidos de oposição. Em seguida, o deputado Helio de Sousa (DEM) discursou pela situação.

Em nome da oposição, o deputado Luis Cesar Bueno (PT) destacou como será a atuação da bancada na Legislatura que se inicia. Criticou a reforma administrativa do governo Marconi Perillo (PSDB) e elogiou obras federais em Goiás. Segundo ele, o governo Marconi coloca à frente de outros interesses a privatização do patrimônio público, o que não deu certo em “lugar nenhum” e que até o PSDB nacional já considera um “erro”.

O petista também criticou a existência de grupos de extermínio na polícia de Goiás. “A Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos revela a existência desses grupos, que agem com execução sumária”, afirmou. Luís César também se posicionou contra o que chama de “estagnação na educação”, já que, segundo ele, o número de estabelecimentos de ensino cai em Goiás, em vez de subir.

Falando em nome do governo, o deputado Helio de Sousa (DEM) assinalou que é necessário empenho para a consolidação de um Estado Democrático de Direito. Para ele, é fundamental que o Estado goiano tenha seu tamanho conforme a medida exata para permitir o pleno exercício da cidadania de seu povo.

Helio de Sousa afirmou ainda que a alternância de poder – que caracteriza o regime democrático – é a capacidade que o povo possui de realizar as mudanças que forem necessárias. “O Estado não pode ser maior do que já disse”, destacou, em contraponto ao discurso que Luis Cesar Bueno (PT) realizou em nome da oposição.

Por fim, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Helder Valin (PSDB), destacou a satisfação de tomar posse em uma Casa “mais transparente e próxima da sociedade, com autoestima resgatada e moderna”.

O presidente afirmou que o cidadão goiano reconhece no Legislativo um poder público mais próximo, que influencia no dia-a-dia de todos. “Encontrei a Casa em ordem e pacificada em 2009 e juntamente com a colaboração dos membros da Mesa Diretora, lideranças partidárias, diretores e servidores em geral, pudemos investir em programas como o Intercâmaras, que buscou a aproximação institucional entre Assembleia e Câmaras Municipais, e lançar as bases de um plano diretor de Tecnologia da Informação”, disse Helder Valin.

Dezenas de autoridades estaduais, municipais e federais prestigiaram a solenidade de posse dos deputados estaduais eleitos. Entre outros, estiveram no plenário o governador Marconi Perillo (PSDB); o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Paulo Teles; o procurador-geral de Justiça, Eduardo Abdon Moura;

Também estiveram presentes os ex-governadores de Goiás, Helenês Cândido, os ex-presidentes da Assembleia Legislativa, Célio Silveira (PSDB) e Sebastião Tejota; o arcebispo Metropolitano de Goiânia, Dom Washington Cruz; o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Iram Saraiva (PMDB); o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Goiás, Henrique Tibúrcio; o conselheiro Edson Ferrari, presidente do Tribunal de Contas do Estado; e o conselheiro Walter José Rodrigues, presidente do Tribunal de Contas dos Municípios.

Enviaram representantes a Universidade Federal de Goiás, a Universidade Estadual de Goiás, a Igreja Fonte da Vida, a Convenção de Pastores de Goiás, a Brigada de Operações Especiais e a Base Aérea de Anápolis.

Comitê José Vitti
01/02/2011

José Vitti nas Redes

SIGA NOSSO INSTAGRAM
@josevittioficial

  • Instagram has returned invalid data.
  • FALE COM JOSÉ VITTI


    José Vitti
    Deputado Estadual PSDB
    Líder do Governo na Assembleia Legislativa de Goiás

    Telefones
    (62) 3221.3111
    (62) 3221.3140

    FAX
    (62) 3221.3142

    E-mail
    josevitti@assembleia.go.gov.br

    Assembléia Legislativa de Goiás
    Alameda dos Buritis, 231.
    Gabinete 34
    Setor Central – Goiânia/GO.
    CEP 74.115-900

    CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER:

    Copyright - José Vitti - Tods os direitos reservados