Vitti é agraciado com Comenda Zumbi dos Palmares e anuncia criação da honraria na Assembleia

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Vitti (PSDB), recebeu na manhã desta quarta-feira, 22, a Comenda Zumbi dos Palmares, durante solenidade realizada no Palácio das Esmeraldas. A honraria é destinada a personalidades físicas e jurídicas que se destacam por ações contra a discriminação racial e outras formas de intolerâncias, bem como ações e atividades que contribuem para a promoção da igualdade racial em Goiás.

Em seu discurso, Vitti agradeceu o reconhecimento e ressaltou a importância da luta contra discriminação racial em todas as esferas da sociedade. “Fico muito grato e lisonjeado em receber essa honraria tão importante que é, acima de tudo, um símbolo da igualdade racial e que me motiva ainda mais a continuar lutando contra todo tipo de preconceito em todos os âmbitos sociais”, disse.

O presidente do Legislativo goiano anunciou ainda a criação da Comenda na Casa de Leis a partir do próximo ano. “Nós temos promovido várias ações de luta contra a discriminação racial na Casa Parlamentar e a partir de 2018 nós teremos na Assembleia Legislativa a Comenda Zumbi dos Palmares, que é no mínimo um reconhecimento do Poder Legislativo a cada um de vocês”, afirmou.

Além do presidente José Vitti, também foram agraciados o professor do município de Piranhas, Bartolomeu Xavier; a integrante do Movimento Negro de Goiânia, Sandra Regina; o sargento Karen Carrijo, do Projeto Polícia Comunitária nos quilombos de Cavalcante e região; Associação Quilombola Flores Velha, de Flores de Goiás e UNB/Campus Planaltina, como instituição de ensino superior que contribui para o desenvolvimento da cultura afro-brasileira, entre outros.

Promovida pela Secretaria Cidadã, a cerimônia fez parte das atividades em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado nacionalmente no dia 20 de novembro.

Fotos: Y. Maeda

Fique por dentro